segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lobo em pele de cordeiro

     Justiça e vingança são antíteses que se fazem presentes na construção de relações socioculturais, pessoais e históricas. Assim, o cotidiano é marcado pelo senso do justo muitas vezes transformado no sentido de castigo ou punição. Como em algumas civilizações antigas que fizeram uso de leis, as quais permitiam evitar que as pessoas fizessem julgamento elas mesmas e de forma desproporcionada.
     Tal tipo de atitude exaltou uma realidade em que a vingança se veste de justiça. É o caso da Babilônia, onde existia a Lei de Talião, que consiste na retaliação; ou seja, na rigorosa reciprocidade do crime e da pena. Essa lei é, frequentemente, expressa pela máxima "olho por olho e dente por dente". No qual ocorria o princípio do recíproco e o criminoso era punido de maneira igual ao dano causado ao outro.
     No "castigo-espelho" criado no reino babilônico há uma contraditoriedade de conceitos. Pois, já que lei é uma regra de direito criada para se manter a ordem e o progresso, para que revidar com o prejuízo igual ao recebido? Não seria o mesmo que se vingar? Isso prova que a confusão entre ser justo ou vingativo não é um problema presente apenas na contemporaneidade, mas que sucede na história da humanidade e do mundo capitalista, onde o dinheiro faz miséria aos menos afortunados.
     O fato de que quem tem poder, seja ele qual for, faz a justiça vingar a seu modo é evidente. Porém, a vingança não é o melhor remédio, pois seria como curar uma doença com outra. Também não é ser passivo, mas sim tolerante e maduro o suficiente para se colocar no lugar do outro, exercitar o perdão, a compaixão e a sensatez como elemento de avaliação. Já que, a vingança se disfarça, muitas vezes, de justiça para se impor.

2 comentários:

  1. Jessica Maia , não sabia que você escrevia tão bem.Eu gostei muito das suas colocações e concordo com você , principalmente, na parte que você termina o artigo falando que " [...]a vingança se disfarça, muitas vezes, de justiça para se impor."
    Parabéns, e vai ser sempre um prazer passar aqui e ler algo seu.:)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annie, brigada pelo comentário positivo.. =) É sempre bom. Até porque os negativos nos fazem crescer, mas os positivos nos dão força. Beijoo, saudades!

      Excluir