quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Útil e Agradável, dupla infalível

     No início do século XX, a importância necessária à construção de uma juventude ativa e ligada para com seus próprios atos e também os de uma nação era quase nula. Com a Constituição de 1946, promulgada por Eurico Gaspar Dutra, jovens maiores de 18 anos passaram a ter o direito ao voto universal e secreto. Dessa maneira, a princípio, esses ganharam "poder" e com ele responsabilidades que surgiram em um período no qual é preciso conciliá-las com a diversão.
     Tal fase é caracterizada por dúvidas, questionamentos e incertezas criadas ou impostas pelo ciclo natural da vida, o qual vê nessa época um estágio necessário para a criação de um certo grau de maturidade, talvez um pouco alto demais para um jovem, mas exigido no processo de formação do caráter de um cidadão adulto, consciente de suas ações, porém que ainda precisa de moldes para seguir.
     A mídia, como rede de influências, apresenta falhas e não dá exemplos cabíveis de como influenciar o jovem a agir com responsabilidades diante de um mundo com diferentes pontos de vista; de maneira a divulgar somente clichês do tipo: "Se beber, não dirija." depois de mostrar samba, agito e folia durante a propaganda. Assim, de forma a fazer com que o adolescente associe responsabilidade a uma tarefa maçante e não primordial.
     Mas, claro que o jovem sabe diferenciar o certo do errado, como também unir o útil ao agradável. Exemplo disso são os doutores da alegria, uma organização proeminentemente dedicada a levar pequenas doses diárias de sorriso e satisfação aos enfermos de hospitais pelo Brasil. E o engraçado disso tudo é que é sério. De modo a agir com uma iniciativa unida ao entretenimento e a responsabilidade social, o que é dever de todos.
     Diversão na juventude é um fato. Responsabilidade precisa ser também. Já que o concílio entre ambas é possível, da mesma forma que o trabalho pode levar ao prazer pessoal e assim, o agradável de insere na útil e essencial maturidade do ser juvenil que busca o autocrescimento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário