quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Verdade ou consequência?

     A maioria das pessoas conhece um jogo bastante popular entre crianças e adolescentes chamado "verdade ou consequência", em que os participantes sentam em roda e perguntam uns aos outros se o preferível é a verdade ou um desafio. Na brincadeira, muitos veem o princípio certo como a melhor opção, para assim não se sujeitar à imaginação dos outros jogadores. Porém, na realidade há uma dúvida entre se o certo seria falar sempre a verdade ou até que ponto a mentira traz algum benefício; de maneira a definir que a vida não é um jogo.
     A sociedade atual se caracteriza por uma situação em que falar a verdade já virou uma virtude e não mais obrigação. Mesmo tal atitude sendo sinônimo de honestidade, a verdade e a mentira são relativas se levada em conta a situação. O intuito de querer agradar as pessoas de seu convívio, para criar uma simpatia e também uma aceitação social, coloca o ser humano em situações nas quais falar somente a verdade não é legal. Pois, muitas vezes a verdade incomoda ou machuca e assim se torna necessário omitir ou falar pequenas mentiras em algumas situações para não ser desagradável ou antissocial.
     Outro fato é que se todas as verdades fossem ditas a história mundial seria muito diferente do que se conhece hoje. Já pensou se Pedro Álvares Cabral tivesse dito aos índios quais eram os reais objetivos da Coroa Portuguesa ao "presenteá-los" com tantas bugigangas? Assim, se torna válido que a mentira até certo ponto tem um lugar de destaque na vida das pessoas e que talvez sem ela o presente fosse totalmente modificado.
     No jogo de "verdade ou consequência", a escolha final é uma resposta verdadeira, pois existe um certo medo do desafio proposto. Na vida real, o indivíduo deve sempre que cabível ser adepto da verdade. Pois, apesar dessa em certos momentos da vida ser dolorosa e transtornadora, a mesma mentira que fortalece laços sociais pode, como efeito ou descuido, destruí-los e assim fazer com que a sociedade lembre que as consequências propostas na brincadeira também estão presentes na realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário